Translate

sexta-feira, 17 de maio de 2013

Uma análise mais ampla do Livro de Paulo Freire "Pedagogia da autonomia", cujo fichamento foi publicado anteriormente


Paulo Freire critica as formas tradicionais de ensino baseado fundamentalmente na ética,  dignidade, no respeito e autonomia dos alunos. O educador autoritário, conservador passa a ser alvo de análise e discussão, pois ele não permite a participação ativa dos alunos com suas diferentes histórias vivenciadas em seu contexto. Freire argumenta que o ensino deve ser democrático entre os professores e alunos, pois somos todos seres inacabados em constante aprendizado. Dessa forma, é importante a dialogicidade. Os educadores devem estar atentos à sua prática, a seus atos e ao que os educandos trazem como experiência. A postura do professor, suas palavras podem interferir diretamente na vida do educando. Por isso, deve haver metodologia adequada e o educador estar aberto a opiniões e trocas de experiências com os educandos. O dinamismo desenvolve a curiosidade e o pensar. Freire destaca ainda a necessidade do respeito, da humildade, da compreensão e do equilíbrio das emoções entre os sujeitos envolvidos. Por isso o professor deve defender seus direitos e exigir condições favoráveis para que seu trabalho seja exercido com ética, respeito e dignidade por si, pelos alunos e pela sociedade. Ou seja, o professor deve ter consciência crítica.
Ensinar não é transferir conhecimento e é uma especificidade humana. Freire destaca a importância do desenvolvimento da autonomia do educando e se envolver com eles para que isso ocorra. O professor deve estimular os alunos, não rejeitar, mas sim respeitar as diferenças. Fazendo a mediação entre o conhecimento e o aluno. Por isso, ele deve manter sua curiosidade epistemológica.
E para que ele seja respeitado é necessário que tenha segurança e conhecimento sobre o que vai ensinar. Freire destaca a diferença entre a docência autoritária democrática e a mandonista. Porque os professores têm uma responsabilidade social.

Um comentário:

  1. Elaborou uma reflexão pertinente ao texto lido. Apenas verifique o sentido da primeira frase.

    ResponderExcluir