Translate

sexta-feira, 24 de maio de 2013

Refletindo nossos posicionametos

Depois da rica discussão que tivemos hoje em sala de aula, percebi, mais uma vez, que cada um tem um ponto de vista diferente que MERECE RESPEITO!
E ontem eu li uma frase que veio a calhar com nossos inúmeros exemplos de nossa vivência dentro do nosso assunto chave que é currículo.
"Quando a escola se tornar uma empresa, a Educação um empreendimento e os alunos 'clientes', esperarei a música terminar, as luzes se apagarem e deixarei a cena. Talvez não sob uma chuva de aplausos, mas sob o aval da minha dignidade preservada" (Autor oculto)

O que a maioria dos profissionais precisa é aceitar mais a opinião dos colegas como um exemplo a ser seguido ou não. Pois, é através dos exemplos conhecidos, que tomaremos iniciativas para mudar nossa prática educacional. 
Hoje começo a entender a ideia do texto do bolo...
Muitas vezes, nos parece mais fácil ir ao supermercado e pegar (comprar, logicamente) o bolo pronto. Mas, onde fica o prazer do aprendizado?
Me lembro como se fosse ontem, quando minha saudosa avó, sob protestos de minha mãe, me ensinou aos 7 anos de idade a fazer um "bolo simples". E fiquei craque em bolos!
Como fiz bolos em minha vida! E sempre acho que o último sempre ficou mais gostoso que o anterior! Se deu certo a receita, compartilho com minhas amigas, irmã, sogra e por aí vai...E elas sempre acrescentam um item que diferencia o seu bolo para que ele fique com a "sua cara".

Por que na educação existe uma resistência tão grande de pessoas que são incapazes de perceber que outras podem lhes dar exemplos de "receitas de bolo" e que elas podem testa-las a seu modo?
Parece que, para essas pessoas de mentalidade ainda por amadurecer, é mais fácil criticar do que buscar atingir um grau de excelência. 
Todos nós estamos aprendendo o tempo todo. Cada questionamento, cada colocação nos leva a refletir sobre nossas próprias atitudes e perceber o quanto podemos melhorar nossos atos curriculares e também nossa prática educacional.
É como diz uma música dos Beatles: "É mais fácil criticar do que se enxergar!"

See Yourself
It's easier to tell a lie than it is to tell the truth
It's easier to kill a fly than it is to turn it loose
It's easier to criticize somebody else
Than to see yourself


It's easier to give a sigh and be like all the rest
Who stand around and crucify you while you do your best
It's easier to see the books upon the shelf
Than to see yourself


It's easier to hurt someone and make them cry
Than it is to dry their eyes
I got tired of fooling around with other people's lies
Rather I'd find someone that's true


It's easier to say you won't than it is to feel you can
It's easier to drag your feet than it is to be a man
It's easier to look at someone eles's wealth
Than to see yourself

Tradução
Se Enxergar
É mais fácil contar uma mentira do que contar a verdade
É mais fácil matar uma mosca do que deixá-la solta
É mais fácil criticar outra pessoa
Do que se enxergar

É mais fácil se resignar e ser como todos os outros
Que ficam de pé crucificando enquanto você tenta se esforçar
É mais fácil enxergar os livros sobre a estante
Do que se enxergar

É mais fácil magoar alguém e faze-la chorar
Do que enxugar os seus olhos
Eu me cansei de lidar com todas as mentiras dos outros
Prefiro encontrar alguém que seja sincero

É mais fácil dizer que você não pode do que sentir que pode
É mais fácil enrolar do que ser um homem
É mais fácil olhar para a riqueza alheia
Do que se enxergar
Caso você queira ouvir essa música click aqui

E enquanto as pessoas perdem tempo não se reconhecendo profissionalmente, mas buscando defeitos nos outros, os alunos vão ficando assim:

Se questionando...

Até quando as discussões vão ter tons de míseras competições ideológicas?
Quando as pessoas tomarão mais iniciativa do que posição de críticas destrutivas?

E eu? Eu quero fazer bolos gostosos, cheirosos e que deixem marcas naqueles que o saborearem...
E aí? Você quer aprender a fazer bolo ou vai ficar de fora somente sentindo o cheiro e imaginando o sabor?

Um comentário:

  1. Inspirada!!!!Desejo que essa disciplina instigue os futuros pesquisadores a pensar de maneira crítica a educação e que façam, das receitas, experiências próprias, acertadas ou não, mas possíveis de serem saboreadas. E que você, como boleira, seja cada vez mais uma professora inquieta, questionadora, criativa.

    ResponderExcluir