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quarta-feira, 20 de março de 2013

Entendendo currículo - discussão informal



A palavra Currículo é de origem latina e etimologicamente significa trajetória, caminho, itinerário.
Há diversos estudos para uma melhor compreensão de seu significado na prática educacional.
Na história, podemos analisar que há uma tendência de educação de massas de forma tecnicista com preocupação na formação de pessoas capazes de sustentar o crescente ramo industrial, ou seja, educação voltada para as exigências profissionais da vida adulta. Mais tarde, soma-se a esse pensamento a psicologia e a contemplação das disciplinas acadêmicas, discutindo-se a influência e a importância do modelo humanista clássico.
Hoje, já no Século XXI, ainda discutimos sobre o que realmente devemos entender sobre currículo. E para isso é necessário que façamos algumas correlações.
Uma delas é que currículo está diretamente ligado ao conhecimento. E este, para ser de fato o conteúdo do aprendizado precisa construir significados (valores axiológicos) para que compreendamos o mundo fora do eu, o que nos cerca e assim promover o entendimento do seu funcionamento. Conhecer é a forma como nos inserimos no mundo, são exercícios de se colocar no real, agregando informações novas, experimentar o novo, reconhecer, associar, dominar certos conteúdos numa tentativa de sentir menos estranho no mundo em que vivemos. Em poucas palavras: conhecer é explicar o que é real.
Nesse contexto, é importante perceber que há diversos tipos de conhecimento: mitológico, filosófico, senso comum, artístico, religioso, científico. Todos são importantes para a formação do currículo. Porém, devemos entender que currículo é também prática, é reflexão, é direcionamento desse conhecimento apreendido a uma questão: o que fazer com o que aprendemos?
É nessa práxis que percebemos os atos curriculares, ou seja, o currículo torna-se prática. Prática esta produzida por sujeitos como o professor e o aluno. Tanto que percebemos sua presença na escola toda, até mesmo na forma como o recreio acontece.
Para que esses atos curriculares ocorram e sejam construídos é necessário entender que o currículo tem diversas características que o forma, tais como epistemológica, em que se pergunta que tipo de conhecimento há; histórica, pois se situa no tempo e no espaço; cultural, por fazer parte de uma sociedade com valores; política, onde há poder e intencionalidade; econômica por promover obtenção de lucros.
Entretanto, é nas dimensões de currículo que percebemos sua real colocação em prática. Suas dimensões são formal/previsto, o que é preparado por um grupo dentro de um conjunto de regras para ser aplicado a todos; vivido, que é praticado dentro de sala de aula na aplicação do conteúdo e oculto, onde o professor mediador promove a aplicação dos atos curriculares bem como ações que educam, que forma cidadãos.
Sendo assim, podemos dizer que o currículo é lugar de construção de significados para uma prática refletida. Mas ainda precisamos compreender mais sobre este termo em nossa contemporaneidade.

4 comentários:

  1. Pollyanna, seu texto é como um pensar compartilhado, em que você redesenha com clareza o que abordamos em aula. Que seja o primeiro de muitos outros textos. E, ressalto aqui a sua gentileza em participar dos blogs dos colegas. Que eles sigam também este caminho.

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    1. Muito legal sua postagem Pollyanna, entendi como um meio de revisar o que se passou na aula, nossa visão foi ampliada diante de um termo tão presente no contexto do nosso trabalho mas que não damos a devida atenção.

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  2. Olá Polly. Saudações à você e sua família.
    Concordo com você que o currículo é o local de construção de significados e práticas. Mas como você mesmo relatou: precisamos entender mais sobre a dimensão que abrange o significado de currículo, principalmente em nossas ações.
    Abraços

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  3. Como Dessano destacou, as dimensões do currículo e efetivamente as ações curriculares vão se aproximar, paulatinamente no decorrer do curso....Apontou bem o que discutimos em classe.

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